BIOARQUITETURA, NEUROCIÊNCIAS, SAÚDE E BEM ESTAR - A ABORDAGEM URGENTE E NECESSÁRIA PARA A ARQUITETURA 4.0
R$ 199,00 Compra seguro
Adicionar ao Carrinho
Descrição
O curso de extensão em “Bioarquitetura, neurociências, saúde e bem estar - a abordagem urgente e necessária para a Arquitetura 4.0” busca uma aproximação entre o projeto e a prática, com profissionais que atuam no mercado profissional e no meio acadêmico e que compartilharão em conjunto suas experiências práticas. Estamos num ponto de inflexão no nosso modo de projetar edifícios. Temos que estar à frente das mudanças, liderando o movimento global em busca de eficiência, conforto e bem-estar para projetar espaços de viver. Entender as sinergias entre os diversos movimentos entre eficiência do ambiente construído e o comportamento do ser humano que não podem mais ser alcançados de forma isolada. Essa ressignificação da arquitetura é o que vamos trabalhar juntos no curso!

Dias 06, 13, 21 e 27 de março de 2021 (8 horas x 3)  e 28/11 -  totalizando 30 horas.


Carga horária: 30 horas/aula
Certificado: Certificado online mediante a avaliação.
Investimento: R$ 199,00
Público-alvo

Arquitetos, engenheiros, designers, profissionais voltados à coordenação de projetos e tomadores de decisão de produtos imobiliários e empreendimentos corporativos.

Estrutura currícular

BIOARQUITETURA
Contribuições, influências e impactos do ambiente construído em uma aproximação à ecologia. Sistemas complexos e eco sistemas sob uma visão arquitetônica. A Bioarquitetura como princípio de desenho e o ciclo de vida da Bioconstrução. A saúde do espaço habitado. Fluxos de funcionamento: energia, água, ar e resíduos.
Conhecimentos básicos do desenho regenerativo utilizando a Bioclimática, a Biomímesis, a Permacultura e a Prospectiva. Estudos de casos e boas práticas.

SAÚDE E BEM ESTAR APLICADA À ARQUITETURA
Contribuições, influências e impactos do ambiente construído nas condições de saúde e bem estar a partir dos sistemas corporais do usuário. Comprometimento da arquitetura aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - ODS's e o Desafio 2030.
Conhecimentos básicos sobre os principais sistemas que contribuem para o conforto ambiental. Abordagem de certificações voltadas ao bem-estar do usuário, softwares e testes de desempenho de conforto e qualidade. Cases de aplicação e viabilidade técnica e econômica. Tendências de mercado.

NEUROCIÊNCIAS APLICADA À ARQUITETURA
Contribuições, influências e impactos do ambiente construído no aprendizado, cognição comportamento e emoção dos seres humanos, a partir dos conhecimentos das neurociências aplicadas.
Conhecimentos básicos sobre o cérebro e comportamento humano e os estímulos sensoriais nos espaços construídos. Neurociências aplicadas aos espaços corporativos. Elementos fundamentais que influenciam o estado e comportamento humano nos espaços

ESTUDOS DE CASO COMPARTILHADOS
Painel - oportunidades de mercado - arquitetura bioclimática - neuro arquitetura - saúde e bem estar
Viabilidade técnica e Econômica - cases
Tendências de mercado e capacitação


CORPO DOCENTE:

Giselle Luzia Dziura, Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP, Brasil); Mestre em Arquitetura pela UFRGS e PUC-PR; MBA em Direção Estratégica pela Universidade Positivo (UP); Arquiteta e Urbanista pela PUC-PR e Ecole d´Architecture Paris La Seine, França. Prêmio Marcelino Champagnat PUC-PR. Erasmus Internacional em Paris, França. Coordenadora de Cursos de Pós Graduação em Arquitetura no Centro Universitário Internacional UNINTER. Professora convidada Pós Graduação Engenharia Industrial 4.0 UFPR em Smart Cities. Consultora AQUA-HQE (Haute Qualite Enrvironmentale) edifícios sustentáveis. CEO GD Archi (partner GM2 Arquitectos Espanha) com foco em projetos de arquitetura residenciais e corporativos inteligentes aplicando neuroarquitetura, design thinking e sustentabilidade. Experiência internacional em diversos países e palestrante em eventos nacionais e internacionais sobre smart cities, edifícios multifuncionais, arquitetura 4.0 e escritórios inteligentes (smart offices).

Marcia Klingelfus, Doutora em Bioconstrução e mestre em Arquitetura Bioclimática e Edifícios Inteligentes pela Universidad Politécnica de Madrid - UPM. Arquiteta e Urbanista pela UFPR. Professora no ISULPAR; Consultora e facilitadora dos cursos de pós-graduação GEDS– Gaia Education Design for Sustainability. Como docente e pesquisadora atuou na UFPR, na UPM, no Instituto EcoHabitar, na Universidad para la Cooperación Internacional de Costa Rica - EAD, e na Universitat Oberta de Catalunya- UOC/Barcelona. Como arquiteta tem larga experiência em projetos, gestão e consultoria. Atua com ênfase na bioarquitetura, no desenvolvimento eco-social, na saúde do espaço habitado, no desenho sustentável e na perspectiva ecossistêmica. Ao longo de sua trajetória trabalhou e fez parcerias com diversas empresas no Brasil e na Espanha como: AM Arquitetura, Arandu Bioarquitetura e Urbanismo, LCV/ACV Coletivo de profissionais com foco na ecologia, 3G·Office Serviços de consultoria, engenharia e arquitetura corporativa, Quanto Arquitetura. Na Administração Pública trabalhou com a Generalitat de Catalunya e a Prefeitura Municipal de Paranaguá. Atua também na Facilitação de grupos e Resolução de conflitos, e com Direitos humanos.

Sandra Pinho Pinheiro, Arquiteta (UFPR 82), foi professora na UFPR (Projetos - 1999-2000). Desenvolveu por 30 anos projetos de grande porte e complexidade, notadamente em saúde. Foi pioneira desde 2006 na adoção de práticas de sustentabilidade e certificação ambiental LEED em Curitiba e no Sul do Brasil, é credenciada nas certificações Well, GBC Brasil Condomínio e Fitwell Ambassador. Junto ao GBC Brasil, participa em comitês técnicos de análise e implementação de certificações no país, sendo a mais recente, a WELL voltada à saúde e bem estar. É sócia-fundadora da Petinelli – consultoria líder em alto nível de desempenho ambiental que é responsável pelos primeiros LEED Zero Energia e LEED Zero água no mundo. Dada sua expertise tem sido convidada à falar sobre sustentabilidade, Saúde e Bem estar e o atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU como crescente demanda socioambiental.

Critério de Certificação
Nota maior ou igual a 70
Corpo Docente
DOUTOR, GISELLE LUZIA DZIURA
Atividades

METODOLOGIA: oferta do curso via ambiente virtual de aprendizagem: Textos, videoaulas e materiais instrucionais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Avaliação por meio de prova objetiva on-line com 10 questões

Como Funciona
  • Você poderá concluir o curso no prazo de 06 MESES a contar da data de LIBERAÇÃO do curso em seu AVA Univirtus;
  • As atividades dos cursos na modalidade EAD são ofertadas no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, disponível no endereço http://ava.grupouninter.com.br/
  • Para acessar, são necessários o RU e a senha enviados para o e-mail cadastrado na inscrição;
  • O tempo de realização do curso depende da dedicação do aluno. Carga horaria sugerida;
  • Todo o material para estudos encontra-se disponível no ícone ROTEIRO DE ESTUDO;
  • A certificação é disponibilizada mediante a realização de uma AVALIAÇÃO, na qual será preciso alcançar nota mínima de 70 para ser aprovado;
  • A AVALIAÇÃO é liberada após 04 dias da liberação do curso em seu AVA UNIVIRTUS;
  • Você terá 03 oportunidades para realizar a avaliação, e será considerada aquela que tiver maior nota; cada tentativa terá duração de ate 60 minutos, e você não poderá fechar a tela antes de concluir a avaliação;
  • O CERTIFICADO será disponibilizado automaticamente após a aprovação em qualquer uma das 03 tentativas, e poderá ser acessado dentro da área AVALIAÇÕES no AVA UNIVIRTUS.