1º WEBINÁRIO DO GRUPO DE TRABALHO DIREITO À CIDADE – CÁTEDRA UNESCO – CIDADE QUE EDUCA E TRANSFORMA 27.06.25 - EAD
Gratuito Compra seguro
Adicionar ao Carrinho
Data
27/06/2025 14:00:00
Descrição
Desde as primeiras cidades os espaços urbanos de uso público como a rua e a praça são de relevância. É ali onde de fato a vida quotidiana acontece, é o local de encontros, das trocas comerciais, culturais e sociais; é também o espaço para o lazer, o esporte e o ócio; e para a mobilidade. Também são nestes espaços que a natureza se faz presente nas cidades, prestando múltiplos serviços. As cidades mudaram muito ao longo da história e tiveram que absorver um contingente populacional que ainda hoje é crescente mundialmente. No Brasil, esse processo de urbanização aconteceu muito rapidamente, sem que as cidades estivessem preparadas. De modo um tanto simplista, temos como cenário o crescimento urbano desordenado, com malha urbana descontínua, populações em vulnerabilidade pela ocupação de áreas de risco, segregação socioespacial e disparidades econômicas. O parcelamento do solo tem sido a principal forma de produção do espaço urbano, majoritariamente por iniciativa privada, regida pelo capital imobiliário. A realidade tem sido de uma elite habitando espaços urbanos arborizados, com lotes e vias amplos e bem dotados de infraestruturas, próximo à orla ou parques e praças e, por outro lado, um grande contingente populacional habitando as periferias. Estas com lotes, habitação e sistema viário de dimensões mínimas - vias estreitas e sem arborização - desprovidos de espaços vegetados e de lazer e distantes do centro e dos parques e com infraestrutura precária.
Carga horária: 5 horas
Certificado: Certificado mediante avaliação online.
Investimento: Gratuito

Modalidade: - EAD

Realização
PPGENT
Público-alvo
Comunidade interna e externa.
Estrutura currícular
Em tempos atuais de pós pandemia e que estamos vivenciando o aquecimento global e as mudanças climáticas, a presença da natureza na cidade tem sido destacada como essencial para múltiplas funções ecológicas e humanas, tais como: reduções de desigualdades sociais, diminuição dos índices de violência e de estresse, benefícios para o sistema nervoso e para o círculo circadiano, para regulação térmica e controle hídrico, segurança alimentar, entre outros. Neste sentido, faz-se o questionamento sobre o direito e o acesso da população em geral aos espaços livres (entendidos como os de uso público) e o papel do Plano Diretor como um instrumento jurídico capaz de estruturar um Sistemas de Espaços Livres e ter os interesses coletivos acima dos privados, fazendo cumprir assim a função social da propriedade.
Critério de Certificação
Nota maior ou igual a 70
Corpo Docente
ESPECIALISTA, MARCOS RODRIGUES VELASQUE
Como Funciona

COMO SE INSCREVER

Aluno UNINTER:

  • basta fazer login com seu RU e senha, inscrever-se no curso desejado e seguir as instruções em tela.
  • Caso não lembre a senha, pode acessar o link https://account.uninter.com/recuperar-senha e seguir os procedimentos que irá receber por e-mail.

Caso não seja Aluno UNINTER:

  • Antes de tudo é preciso criar um cadastro para obtenção de RU e senha para acesso ao sistema:
  • Acesse a opção CRIE UMA CONTA no site da extensão para recebimento do RU e senha provisória em seu e-mail.
  • Após criar sua CONTA, certifique-se de estar logado no site e somente então faça sua inscrição no(s) curso(s) desejado(s).

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS ONLINE

  • Liberação de Conteúdo
    Todo o material necessário para os estudos está disponível no ícone ROTEIRO DE ESTUDO, dentro do ambiente virtual.
  • Prazo de Conclusão
    Você terá 360 dias para concluir o curso, contados a partir da liberação do conteúdo no AVA UNIVIRTUS.

PRAZO DE LIBERAÇÃO

  • Cursos Pagos: O acesso ao curso será liberado no AVA UNIVIRTUS de 48 a 72 horas úteis após a confirmação do pagamento. Importante: o prazo de liberação depende exclusivamente da instituição financeira utilizada pelo cliente, não sendo responsabilidade do Centro Universitário Internacional UNINTER.

POLÍTICA DE DEVOLUÇÃO DE CURSOS PAGOS (DIREITO DE ARREPENDIMENTO)

Conforme o Código de Defesa do Consumidor (art. 49 da Lei nº 8.078/1990), você pode solicitar a devolução do valor pago no prazo de até 7 (sete) dias corridos a partir da aquisição do curso, desde que ainda não tenha iniciado o conteúdo ou emitido certificado referente ao curso.

Como Solicitar a Devolução

A solicitação deve ser feita através do Chat Online no seu portal AVA:

  • Acesse o Atendimento Online;
  • Clique em Novo Atendimento;
  • Escolha a opção Financeiro;
  • Selecione Devolução e Reaproveitamento;
  • Siga as instruções para concluir a solicitação.

  • Cursos Gratuitos: O acesso ao curso será liberado no AVA UNIVIRTUS em minutos após a inscrição.

CERTIFICAÇÃO

  • Para obter o certificado, é necessário realizar uma AVALIAÇÃO ONLINE.
  • É preciso alcançar nota mínima de 70 para ser aprovado.
  • Você terá 03 (três) tentativas para realizar a avaliação.
  • Será considerada a maior nota entre as três tentativas.
  • Cada tentativa tem duração de até 60 minutos, e não será possível fechar a tela antes da conclusão da avaliação.
  • Após a aprovação em qualquer uma das tentativas, o CERTIFICADO será disponibilizado automaticamente e poderá ser acessado na área AVALIAÇÕES do AVA UNIVIRTUS.

DÚVIDAS OU SUPORTE

Em caso de dúvidas, entre em contato com a CMA – Central de Mediação Acadêmica por um dos canais abaixo:

  • Telefone: 0800 702 0500 (ligação gratuita)
  • Atendimento Virtual: disponível no seu portal AVA, acessando a opção Atendimento Online